O Grande Eclipse da América do Norte acontece em poucos dias – saiba por que ele é tão especial e como você pode vê-lo


Os eclipses solares sempre foram um dos fenômenos celestiais mais impressionantes e misteriosos que a humanidade testemunha. A cada ocorrência, há uma mistura de fascínio e admiração, uma conexão entre o céu e a Terra que transcende fronteiras e culturas. E o próximo grande evento a capturar a atenção do mundo será o Eclipse Solar Total de 8 de abril de 2024, que está sendo chamado de “O Grande Eclipse da América do Norte”. Separamos aqui algumas curiosidades sobre esse evento que acontece daqui a poucos dias.
Primeiramente: o que é um Eclipse Solar Total?

Um eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, bloqueando parcial ou totalmente a visão solar de uma região específica da Terra. Este fenômeno acontece aproximadamente a cada seis meses, na fase de lua nova, quando os planos orbitais da Lua e da Terra se alinham. Enquanto os eclipses parciais e anulares permitem apenas uma ofuscação parcial do Sol, um eclipse total ocorre quando a Lua cobre completamente o disco solar.
O Eclipse Solar Total é um fenômeno raro?
Não exatamente. Eclipses solares totais ocorrem, em média, a cada 18 meses. Porém, observar um eclipse solar total é um evento raro, pois, ao contrário dos eclipses lunares, que são visíveis de qualquer lugar no lado da Terra que está de noite, os eclipses solares são observáveis em apenas uma área restrita do planeta, que, em sua maioria, observam um eclipse solar total somente a cada 400 anos.
Onde irá acontecer o Eclipse de 8 de abril de 2024?

O Eclipse do dia 8 de abril de 2024 terá início no Oceano Pacífico Sul. Porém, o caminho da totalidade no continente começa no México, passando pelos estados de Sinaloa, Durango e Coahuila. Nos Estados Unidos, a totalidade será visível no Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Michigan, Pensilvânia, Nova Iorque, norte de Vermont, Nova Hampshire e Maine. No Canadá, o eclipse passará por partes do sul de Ontário, partes do sul de Quebec, centro de Novo Brunswick, Nova Escócia e a região central de Terra Nova. O Eclipse também poderá ser visto em partes da Europa, como em Svalbard (Noruega), Islândia, Irlanda, parte oeste da Grã-Bretanha, noroeste da Espanha e Portugal, Açores e Ilhas Canárias. Infelizmente, o fenômeno de 8 de abril de 2024 não será visível do Brasil.
Por que o eclipse de 8 de abril de 2024 é tão especial?
Esse eclipse tem sido apelidado pelos meios de comunicação “O Grande Eclipse da América do Norte”, já que cerca de 30 milhões de pessoas devem vivenciar essa experiência única.
Além disso, o fenômeno de 8 de abril deve movimentar um grande número de turistas para as regiões privilegiadas pelo evento. Estimativas apontam que mais de 3,7 milhões de pessoas devem viajar para assistir fenômeno somente nos Estados Unidos. Segundo dados da empresa AirDNA, a procura o aluguel de estadias pelo Airbnb teve um salto nos locais onde o eclipse será visível.
Repetição do fenômeno no mesmo local

Os eclipses solares estão ligados ao ciclo de Saros, que ocorre a cada 18 anos, 11 dias e 8 horas, aproximadamente, quando uma sombra lunar quase idêntica é projetada na Terra. Por exemplo, o último evento do Saros 139 ocorreu em 29 de março de 2006 na África e ocorrerá novamente em 20 de abril de 2042 na Ásia. Esse ciclo, chamado de exeligmos, garante que o fenômeno ocorra no mesmo local a cada quatro repetições. Na América do Norte, o eclipse do dia 8 de abril de 2024, tem uma conexão com o eclipse de 7 de março de 1970. O próximo evento neste local ocorrerá em 11 de maio de 2078. Apesar da regularidade, os ciclos de Saros terão um fim. O atual ciclo começou em 1501 e terminará em 2763, com um pico previsto para 16 de julho de 2186, quando ocorrerá um eclipse de 7 minutos e 29 segundos, o mais longo em 10 mil anos.
Dicas para observar o Eclipse

Se você é um dos privilegiados que estará em alguma das localidades na rota do Eclipse desta segunda-feira, lembre-se sempre de que a observação de um fenômeno como esse requer cuidados especiais para a sua segurança. Não olhe diretamente para o sol sem uma proteção adequada, pois isso pode causar danos irreversíveis à sua visão.
É indicado o uso de óculos especiais, que filtram os raios nocivos do Sol. Equipamentos como câmeras, binóculos e telescópios também devem ter filtros solares específicos para evitar danos aos olhos e aos próprios componentes do aparelho.
Para quem não vai poder ver ao vivo…
A maioria de nós, brasileiros, não vai poder acompanhar o Eclipse, já que ele acontecerá longe das terras tupiniquins. Porém, é possível assistir o evento ao vivo pelo canal do Youtube da NASA https://www.youtube.com/@NASA
E no Brasil, quando ocorrerá um Eclipse Solar?

Por aqui, os moradores do centro-sul do país poderão observar um eclipse solar parcial ainda este ano, no dia 2 de outubro. O eclipse parcial do sol é aquele em que o sol não fica totalmente coberto, tendo apenas um pedaço dele “mordido”.
Já em 2027, no dia 6 de fevereiro, os moradores de quase todo o Brasil – exceto da região Norte – poderão visualizar um eclipse anular (ou anelar). O próximo eclipse total do Sol que será visto no Brasil será no dia 12 de agosto de 2045 e contemplará, na sua totalidade, apenas uma faixa próxima ao litoral do Norte e Nordeste do país.